Berçário

de 4 meses a 1 ano e 6 meses

TER uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades e agindo de acordo com elas.
INTERAGIR lidando com situações de conflito, utilizando seus recursos pessoais, respeitando as outras crianças e adultos e sua reciprocidade.
BRINCAR expressando emoções, sentimentos, desejos e necessidades. Utilizando os diferentes tipos de linguagem (corporal, musical, plástica, oral e escrita).
DESCOBRIR seu corpo, suas potencialidades e limitações, desenvolvendo e valorizando hábitos de higiene e saúde.
ADOTAR hábitos de autocuidado, valorizando as atitudes relacionadas à higiene, alimentação, conforto segurança, proteção do corpo e cuidados com a aparência.
ADQUIRIR habilidade de desenvolvimento motor (engatinhar, andar, sentar e segurar objetos).

Adaptação
Interação
Socialização
Identidade
Autoestima
Autonomia
Higiene
Conhecimento de si e do mundo
Linguagem corporal e expressiva
Arte e movimento
Datas comemorativas

Musicalização
Percepção e estímulos sonoros
Repertório diversificado
Brincadeiras
Pegar e segurar objetos
Abrir e fechar
Estímulo motor
Percursos e conceitos
Engatinhar, caminhar, sentar, pular, em cima, embaixo
Estímulo alimentar
Estímulos da linguagem oral e expressiva
Contação de histórias
Interação com adultos e crianças

Minimaternal

de 1 ano e 6 meses a 2 anos

TER uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades e agindo de acordo com elas.
INTERAGIR mediando situações de conflito, utilizando seus recursos pessoais, respeitando as outras crianças e adultos e sua reciprocidade.
VALORIZAR ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração compartilhada em suas vivências.
BRINCAR expressando emoções, sentimentos, desejos e necessidades. Utilizando os diferentes tipos de linguagem (corporal, musical, plástica, oral e escrita).
DESCOBRIR seu corpo, suas potencialidades e limitações, desenvolvendo e valorizando hábitos de higiene e saúde.
ADOTAR hábitos de autocuidado, valorizando as atitudes relacionadas à higiene, alimentação, conforto segurança, proteção do corpo e cuidados com a aparência.
COMPREENSÃO E ASSOCIAÇÃO da linguagem oral, escrita e matemática.

Interação
Socialização
Identidade
Autoestima
Autonomia
Higiene
Conhecimento de si e do mundo
Descoberta do meio físico, social e natural
Linguagem corporal e expressiva
Arte e movimento
Datas comemorativas

Musicalização
Percepção e identificação de sons, animais e natureza
Cantar, dançar e corresponder
Jogos e brincadeiras
Estímulo motor
Percursos, conceitos e equilíbrio
Andar, correr, sentar, pular, postura e comandos, em cima, embaixo
Estímulo alimentar
Oficina de culinária
Estímulos da linguagem oral e expressiva
Contação de histórias, fantoches, teatro e leitura
Interação com o meio
Rodas de conversa
Orientação de preservação e cuidados
Interação com adultos e crianças

Maternal 1

de 2 anos a 3 anos

TER uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades e agindo de acordo com elas.
IDENTIFICAR mediando situações de conflito, utilizando seus recursos pessoais, respeitando as outras crianças e adultos e sua reciprocidade.
VALORIZAR ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração compartilhada em suas vivências.
BRINCAR expressando emoções, sentimentos, desejos e necessidades. Utilizando os diferentes tipos de linguagem (corporal, musical, plástica, oral e escrita).
DESCOBRIR seu corpo, suas potencialidades e limitações, desenvolvendo e valorizando hábitos de higiene e saúde.
ADOTAR hábitos de autocuidado, valorizando as atitudes relacionadas à higiene, alimentação, conforto segurança, proteção do corpo e cuidados com a aparência.
COMPREENSÃO E ASSOCIAÇÃO da linguagem oral, escrita e matemática.

Apostilas
Sistema Universitário de Ensino
Linguagem oral e escrita
Matemática
Natureza e Sociedade
Artes Visuais
Música
Movimento
Interação
Socialização
Identidade
Autoestima
Autonomia
Higiene
Conhecimento de si e do mundo
Datas comemorativas

Musicalização
Percepção e identificação de sons, animais e natureza
Cantar, dançar e corresponder
Jogos e brincadeiras
Estímulo motor
Percursos, conceitos e equilíbrio
Andar, correr, sentar, pular, postura e comandos, em cima, embaixo
Educação Nutricional
Estímulos da linguagem oral e expressiva
Contação de histórias, fantoches, teatro e leitura
Interação com o meio
Rodas de conversa
Orientação de preservação e cuidados
Interação com adultos e crianças

Maternal 2

de 3 anos a 4 anos

TER uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades e agindo de acordo com elas.
IDENTIFICAR mediando situações de conflito, utilizando seus recursos pessoais, respeitando as outras crianças e adultos e sua reciprocidade.
VALORIZAR ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração compartilhada em suas vivências.
BRINCAR expressando emoções, sentimentos, desejos e necessidades. Utilizando os diferentes tipos de linguagem (corporal, musical, plástica, oral e escrita).
DESCOBRIR seu corpo, suas potencialidades e limitações, desenvolvendo e valorizando hábitos de higiene e saúde.
ADOTAR hábitos de autocuidado, valorizando as atitudes relacionadas à higiene, alimentação, conforto segurança, proteção do corpo e cuidados com a aparência.
COMPREENSÃO E ASSOCIAÇÃO da linguagem oral, escrita e matemática.
REGISTRAR de forma não convencional quantidades, realizar notações numéricas e conceitos matemáticos (mais/menos).

Apostilas
Sistema Universitário de Ensino
Linguagem oral e escrita
Matemática
Natureza e Sociedade
Artes Visuais
Música
Movimento
Educação Nutricional
Interação
Socialização
Identidade/Autoestima
Autonomia/Responsabilidade
Conhecimento de si e do mundo
Datas comemorativas

Musicalização
Percepção e identificação de sons, animais e natureza
Cantar, dançar e corresponder
Jogos e brincadeiras
Estímulo motor
Percursos, conceitos e equilíbrio
Andar, correr, sentar, pular, postura e comandos, em cima, embaixo
Oficina culinária
Estímulos da linguagem oral e expressiva
Contação de histórias, leitura, gêneros literários
Interação com o meio
Rodas de conversa
Orientação de preservação e cuidados
Interação com adultos e crianças

vel 1

de 4 anos a 5 anos

TER uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades e agindo de acordo com elas.
IDENTIFICAR mediando situações de conflito, utilizando seus recursos pessoais, respeitando as outras crianças e adultos e sua reciprocidade.
VALORIZAR ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração compartilhada em suas vivências.
BRINCAR expressando emoções, sentimentos, desejos e necessidades. Utilizando os diferentes tipos de linguagem (corporal, musical, plástica, oral e escrita).
DESCOBRIR seu corpo, suas potencialidades e limitações, desenvolvendo e valorizando hábitos de higiene e saúde.
ADOTAR hábitos de autocuidado, valorizando as atitudes relacionadas à higiene, alimentação, conforto segurança, proteção do corpo e cuidados com a aparência.
COMPREENSÃO E ASSOCIAÇÃO da linguagem oral, escrita e matemática.
REGISTRAR de forma não convencional quantidades, realizar notações numéricas e conceitos matemáticos (mais/menos).
REALIZAR hipóteses de leitura com base em desenhos e imagens e traçado motor.
RECONHECER números e letras do alfabeto.

Apostilas
Sistema Universitário de Ensino
Linguagem oral e escrita
Matemática
Natureza e Sociedade
Artes Visuais
Música
Movimento
Educação Nutricional
Iniciação à língua Inglesa (Apostila Universitário)
Interação
Socialização
Identidade/Autoestima
Autonomia/Responsabilidade
Conhecimento de si e do mundo
Datas comemorativas

Musicalização
Judô/Ballet (opcional)
Percepção e identificação de sons, animais e natureza
Cantar, dançar e corresponder
Jogos e brincadeiras
Estímulo motor
Percursos, conceitos, equilíbrio e estratégias
Andar, correr, sentar, pular, postura e comandos, em cima, embaixo
Oficina culinária
Estímulos da linguagem oral e expressiva
Contação de histórias, leitura, gêneros literários
Interação com o meio
Rodas de conversa
Orientação de preservação e cuidados
Interação com adultos e crianças

vel 2

de 5 anos a 6 anos

TER uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades e agindo de acordo com elas.
IDENTIFICAR mediando situações de conflito, utilizando seus recursos pessoais, respeitando as outras crianças e adultos e sua reciprocidade.
VALORIZAR ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração compartilhada em suas vivências.
BRINCAR expressando emoções, sentimentos, desejos e necessidades. Utilizando os diferentes tipos de linguagem (corporal, musical, plástica, oral e escrita).
DESCOBRIR seu corpo, suas potencialidades e limitações, desenvolvendo e valorizando hábitos de higiene e saúde.
ADOTAR hábitos de autocuidado, valorizando as atitudes relacionadas à higiene, alimentação, conforto segurança, proteção do corpo e cuidados com a aparência.
COMPREENSÃO E ASSOCIAÇÃO da linguagem oral, escrita e matemática.
REGISTRAR de forma não convencional quantidades, realizar notações numéricas e conceitos matemáticos (mais/menos).
REALIZAR hipóteses de leitura com base em desenhos e imagens e traçado motor.
RECONHECER números e letras do alfabeto.

Apostilas
Sistema Universitário de Ensino
Linguagem oral e escrita
Matemática
Natureza e Sociedade
Artes Visuais
Música
Movimento
Educação Nutricional
Iniciação à língua Inglesa (Apostila Universitário)
Interação
Socialização
Identidade/Autoestima
Autonomia/Responsabilidade
Conhecimento de si e do mundo
Datas comemorativas

Musicalização
Judô/Ballet (opcional)
Percepção e identificação de sons, animais e natureza
Cantar, dançar e corresponder
Jogos e brincadeiras
Estímulo motor
Percursos, conceitos, equilíbrio e estratégias
Andar, correr, sentar, pular, postura e comandos, em cima, embaixo
Oficina culinária
Estímulos da linguagem oral e expressiva
Contação de histórias, leitura, gêneros literários
Interação com o meio
Rodas de conversa
Orientação de preservação e cuidados
Interação com adultos e crianças